Pode ou não pode?

Biblicamente, qual deve ser a aparência do cristão?

O que define em alguém o caráter de Cristo? 

O cristão pode ir ao cinema? Pode dançar? Pode usar boné na igreja? Pintar o cabelo de azul? Fazer tatuagem? A mulher cristã pode cortar o cabelo ou usar batom? O homem pode usar brinco ou deixar o cabelo crescer?

No meu entender, essas e outras discussões apenas afastam o Evangelho puro e simples de sua essência que é amar a Deus e ao próximo. Não podemos limitar o cristianismo uma uma lista de “podes” e “não podes”.

No início da Era Cristã, os fariseus eram especialistas nisso! Eles se julgavam superiores espiritualmente, mestres da Lei, e achavam-se no direito de impor aos outros o que cada um devia fazer para não pecar. Tal postura foi duramente repreendida por Jesus inúmeras vezes .

A prática de “usos e costumes” nas igrejas nunca contribuiu para a salvação ou santificação de alguém. Regras e tradições humanas mudam apenas o exterior, enquanto Deus está preocupado em mudar o coração.

Muitos, por excesso de zelo, preocupam-se com o fato dos “costumes do mundo estarem invadindo a igreja” … Então vamos pensar: como podemos caracterizar algo como sendo “do mundo” ou “de Deus”? Computador é “do mundo”? Batom é “de Deus”? Novela é “do mundo”? Filme é “de Deus”? Percebeu como não é fácil fazer essa classificação assim de maneira superficial e genérica? Tudo vai depender da intenção do coração e do contexto onde tal prática está inserida.

Um determinado filme, por exemplo, pode não ter sido produzido com o propósito de glorificar o nome de Deus, mas nem por isso deve ser rotulado como “do mundo” e pecaminoso. Por outro lado, um mesmo filme pode ser considerado “impuro” para um grupo de cristãos, e “puro” para outro. O que fazer então nesse caso? Cada um siga sua própria consciência e não rejeite seu irmão por pensar de forma diferente. Simples assim! 🙂

Leia a Bíblia, invista tempo em seu relacionamento com Deus, busque intimidade com o Pai. É ELE, e SOMENTE ELE, quem vai lhe dizer se você “pode” ou “não pode”, se convém ou não convém . Não temos o direito de impor nossas opiniões para uma igreja que não é nossa, mas de Cristo. Algumas coisas são pessoais, ou seja, enquanto é pecado para alguns, é lícito para outros. Então, que “cada um que saiba possuir seu próprio vaso para santificação e honra” (1 Ts 4:4).

Julgar, maldizer, criar contendas e blasfemar, estas sim são atitudes mundanas e que entristecem profundamente o coração do Pai.

Então, não perca tempo com “discussões tolas “. Ao nosso redor há milhões de pessoas perdidas precisando de salvação. Concentre-se nisso! “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Afinal, “cada um dara contas de si mesmo a Deus.”

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem Aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, Contendas e Genealogias, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs “Tito 3:8-9

 .

Porque SER IGREJA é vivenciar a simplicidade do Evangelho e a essência do Cristianismo: amar a Deus e ao próximo.

 .

________________

.

Márcia Cristina Rezende
Bacharel em Teologia e Educação Religiosa
Marília/SP
 
Permitida reprodução e distribuição sem fins lucrativos
mediante citação da fonte e autoria.

.

 

.

LEIA TAMBÉM:

.

 

 

7 comentários em “Pode ou não pode?

  1. Olá Pastora Márcia!

    Amo em Jesus o blog Ser Igreja sou muito edificada alias por falar em amor…Amo muito a sua vida em Cristo obrigada pela disposição e o suporte em nossa caminhada. BJs
    carol

  2. BOM LOGICAMENTE Q CADA UM PRESTARA CONTAS DE SIS MAIS NÃO DEVEMOS ESQUECER Q A BIBLIA E UM ESTATUTO DE LEIS MANDAMENTOS E REGIMENTOS ”ETERNOS” POR Q O NOSSO DEUS E ETERNO ASSIM DEVEMOS OBDECER SE DEUS NOS FALA PARA NÃO USAR ACESSORIOS NÃO USEMOS SE FALA PARA SERMOS ATLETAS DE CRISTO SEREMOS.

  3. Usar boné na igreja não tem nada haver, não é falta de respeito. Dançar…depende da intenção. O homem usar brinco sendo discreto não tem nada haver. Não uso brinco para não contrariar minha familia, pois até os não cristãos acham errado.

    1. Obrigada Rafael. Que Deus nos dê discernimento para fazermos sempre as melhores escolhas. Abçsss p vc e obrigada por interagir.

Deixe um comentário