Predestinação x Livre Arbítrio

INTRODUÇÃO

Predestinação ou Livre Arbítrio? Calvinista ou Arminiano? Estas perguntas têm causado grande celeuma entre os cristãos há séculos. Pessoas mataram e morreram defendendo uma ou outra posição, igrejas se dividiram, irmãos e teólogos fizeram inimigos, tudo na tentativa de se encontrar um consenso a respeito.

O presente estudo não tem como pretensão abordar todos os aspectos envolvidos neste assunto ou dar uma resposta a todas as indagações (se é que isso seja possível). Além da Teologia, esta questão envolve também profundos conceitos éticos e filosóficos. Nosso objetivo é tratar este tema de maneira bem prática, simplista até, numa tentativa de tornar esta discussão acessível à igreja local e trazer um pouco de luz a tantos questionamentos.

Meu desejo é compartilhar o que eu entendo acerca de Predestinação e Livre Arbítrio. Respeito aqueles que fazem outra leitura sobre o tema e de antemão me reservo ao direito de não entrar em debate sobre isso. O motivo? Tenho coisas mais importantes para fazer. “Nas coisas essenciais, unidade. Nas não essenciais, liberdade. E, em todas elas, amor.”

 

A DOUTRINA CALVINISTA

Nascido na França em 1509, Jean Cauvin foi, ao longo da história, um dos defensores mais apaixonados da doutrina da predestinação. Filho de um advogado da Igreja Católica, aproximadamente em 1533 se declarou protestante. Pouco tempo depois, vítima de perseguição religiosa, fugiu para a Suíça, onde tornou-se uma das principais figuras da Reforma. Jean Calvin popularizou-se com a forma latinizada de seu nome: João Calvino, e faleceu em 1564.

Excelente orador e autor de vários livros, seus ensinos ficaram posteriormente conhecidos como Calvinismo. No que diz respeito à Salvação, a fim de refutar o crescimento do arminianismo sobretudo na Holanda, os seguidores de Calvino (após a sua morte) resumiram seus ensinos em cinco pontos:

  1. DEPRAVAÇÃO TOTAL – Devido ao pecado, os homens se tornaram corrompidos em sua totalidade e, portanto,  incapazes de escolherem o bem em questões espirituais.
  2. ELEIÇÃO INCONDICIONAL – Já que o homem não tem condições para escolher a salvação, é Deus quem, pela graça, escolhe um grande número de pecadores para salvar. Tal escolha, ou eleição, é incondicional, ou seja, não está em nada relacionada com alguma atitude ou resposta humana.
  3. EXPIAÇÃO LIMITADA – A morte expiatória de Jesus Cristo na cruz foi por aqueles que Deus já havia de antemão predestinado.
  4. GRAÇA IRRESISTÍVEL – É impossível para os eleitos rejeitarem a graça de Deus. O Espírito Santo sempre os convence e salva.
  5. PERSEVERANÇA DOS SANTOS – Uma vez salvo, é impossível que os eleitos percam a salvação.

Os quatro primeiros pontos constituem o que conhecemos como Predestinação: a determinação soberana de Deus de eleger para a salvação uma parte da humanidade decaída, permitindo a justa perdição dos restantes.

*

A DOUTRINA ARMINIANA

O autor do arminianismo é o holandês Jacob Harmensz (1560-1609), também conhecido como Jacobus ou James Arminius, ou ainda Jacó Armínio. Pastor protestante e Teólogo, Armínio foi o primeiro a confrontar formalmente o calvinismo, afirmando que a salvação depende da resposta do homem à graça de Deus. A doutrina arminiana clássica sistematizou seus ensinos também em cinco pontos:

  1. ELEIÇÃO CONDICIONAL – Eleitos de Deus são todos os que aceitam a salvação em Jesus Cristo.
  2. EXPIAÇÃO UNIVERSAL – Cristo é o salvador do mundo, morreu por todos os homens, garantindo assim a salvação para todo aquele que nele crer.
  3. FÉ SALVADORA – A salvação do homem está condicionada à sua fé.
  4. GRAÇA RESISTÍVEL – A graça é a causa da salvação do homem, mas diferentemente do que ensina o calvinismo, esta graça não é irresistível.
  5. PERSEVERANÇA DOS SANTOS – Os verdadeiros crentes têm força suficiente, por meio da graça, para vencer o pecado e permanecer salvo. Quanto a ser ou não possível que algum deles perca a salvação, ainda não temos fundamentação bíblica para afirmar uma coisa ou outra.

Contrariando os calvinistas, o arminianismo defende o LIVRE ARBÍTRIO do ser humano, que consiste na capacidade humana de julgar e fazer suas próprias escolhas.

*

A BÍBLIA E O LIVRE ARBÍTRIO

Encontramos os termos “predestinados”, “eleitos” e “escolhidos de Deus” inúmeras vezes nas Escrituras, mas simplesmente não é possível sustentar a doutrina da predestinação diante de alguns textos bíblicos. Vejamos alguns exemplos.

1. Segundo a Doutrina da Predestinação, toda a raça humana está contaminada com o pecado, e por conta disto, sempre escolherá o mal. No entanto, Bíblia afirma que o homem pode sim escolher obedecer a Deus. De outra forma, seria injusto Deus condená-lo por não fazer algo que lhe simplesmente seria impossível fazer. É indiscutível que o pecado prejudicou em muito a consciência humana, contaminando-a. Mas é também indiscutível que a necessidade de Deus é algo inerente da humanidade, e só é plenamente satisfeita através da Verdade libertadora que está em Cristo. Claro que, quando o homem escolhe Deus, o faz através da operação da sua graça e não por iniciativa própria, mas isso não significa que lhe seria impossível rejeitá-la. Encontramos na Bíblia inúmeras situações que retratam a possibilidade de escolha do homem perdido: isso é livre arbítrio.

  • “Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos (…) mas vocês não quiseram” (Mt 23:37)
  • “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”. (Jo 1:11)
  • “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos Céus diante dos homens!” (Mt 23:13) 
  • “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (Rm 8:24).
  • “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. (Jo 3:18)

2. Segundo a Doutrina da Predestinação, Deus escolheu e elegeu, antes da fundação do mundo, os que haveriam de ser salvos. No entanto, a Bíblia afirma categoricamente que Deus não faz acepção de pessoas, e deseja que TODOS sejam salvos. Difícil conciliar a ideia de que Ele deseja que todos sejam salvos mas escolhe apenas alguns para isso.

  • “Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam”.(Atos17:30).
  • “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9).  
  • “Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. (1 Tm 2:4) 
  • “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”.  (Jo 3:16) 
  • “Porque para Deus não há acepção de pessoas” (Rm 2:11)
  • “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16:15)

3. Segundo a Doutrina da Predestinação, Jesus morreu somente por aqueles que o Pai já havia predestinado desde a fundação do mundo. No entanto, a Bíblia afirma sem deixar dúvidas, que Cristo morreu por TODOS.

  • “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9).
  • “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”. (Hb 2:9) 
  • “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida”. (Rm 5:18)
  • “E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. (1 Jo 2:2)
  • “O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo”. (1Tm 2:6)

4. Segundo a Doutrina da Predestinação, a salvação não depende em nada da fé, mas está condicionada apenas à graça soberana de Deus. No entanto, a Bíblia afirma que é através da fé e somente através dela que podemos nos chegar a Deus.

  • “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do Judeu e também do grego”. (Rm 1:16)
  • “Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1)
  • “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós é dom de Deus”. (Ef 2:8).
  • “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. (Hb 5:9) 
  • “Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus, pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Co 1:21)

 *

A BÍBLIA E A PREDESTINAÇÃO

Mas então, como podemos entender os textos bíblicos que falam acerca da predestinação?

Antes de tudo, faz-se necessário lembrar que a Bíblia não se contradiz. Ela é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e revelada a nós, para nossa edificação. Assim sendo, se encontramos inúmeros textos sagrados afirmando que Deus ama e deseja a salvação de todos, que não faz acepção de pessoas, que Jesus morreu por todos, e que todo aquele que invocar seu nome será salvo, não pode haver nada em toda a Bíblia que contrarie tais princípios.

Em segundo lugar é preciso lembrar também que uma das regras básicas para a interpretação da Bíblia é considerar o seu contexto. Um provérbio antigo e muito conhecido no meio teológico adverte: “não se pode tirar o texto do seu contexto sob o pretexto de provar alguma coisa”. Pessoas despreparadas têm muitas vezes usado a Bíblia de maneira irresponsável, desconsiderando o contexto histórico de determinado trecho e ignorando princípios de hermenêutica e exegese, fundamentais no processo de interpretação bíblica.

Voltemos então a nossa questão inicial: como explicar os inúmeros textos bíblicos que falam sobre predestinação? Vejamos alguns exemplos.

  • Mateus 24:24   “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
  • Efésios 1:4-5  “Porque Deus nos escolheu nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade” 
  • 2 Tessalonicenses 2:13   “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por Deus vos ter escolhido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade”

Estes e outros textos usam a palavra predestinação com um significado diferente do que é utilizado pelos calvinistas. O termo “predestinar”, no contexto bíblico, não significa determinar antecipadamente o curso de ação de uma pessoa, mas criá-la com um destino, um propósito. Assim sendo, quando a Palavra diz que fomos predestinados, escolhidos ou eleitos para a salvação, está dizendo que fomos criados destinados à salvação. Deus não cria ninguém para o inferno. Cada ser humano que foi colocado sobre a face da terra, veio ao mundo destinado para a vida eterna com o Criador. Os que reconhecem que são pecadores e fazem de Cristo seu Senhor e Salvador são chamados de eleitos de Deus. Os que se recusam a crer, mesmo predestinados (nascidos) para a salvação, serão julgados e condenados.

O texto do Evangelho segundo Marcos, cap 4, também é muito usado pelos calvinistas e, mais uma vez, interpretado fora de seu contexto. Este e o texto paralelo de Mateus 13:14-15 são uma referência à profecia de Isaías, registrada em Is 6:9-10. O que foi dito primeiramente pelo profeta e citado posteriormente por Jesus (registrado nos evangelhos de Mateus e Marcos) é que o povo estava cego e surdo espiritualmente e por si só rejeitou as palavras de Deus. Não foi Deus quem os cegou. Como já foi dito, é imprescindível considerar o contexto de um versículo e não interpretá-lo isoladamente. Compare os textos:

  • Marcos 4:11-12   “A vós vos é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.”
  • Mateus 13:14-15  “Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vcs nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria.”

*

PRESCIÊNCIA x PREORDENAÇÃO

Há também outros textos bíblicos utilizados pelos calvinistas como se fossem uma referência à preordenação divina, mas na realidade apontam para a presciência de Deus. Deus é onisciente, e para Ele nada está oculto. Ele sabe o futuro desde o passado (Is 46:10), conhece os nossos dias, sabe quem será salvo mediante a fé, sabe cada pensamento nosso por antecipação. Mas presciência não é preordenaçao. Deus não decide o nosso futuro, não determina nossas escolhas, Ele apenas sabe o que irá acontecer. E é sob esta ótica que devemos entender os textos abaixo:

  • Salmo 139:16  “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”
  • 1 Pedro 1:1-2   “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão pelo seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.”
  • Romanos 8:29-30  Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; e aos que justificou, também glorificou.”

*

SOBERANIA DE DEUS x LIVRE ARBÍTRIO HUMANO

Diante da liberdade de escolha do homem, surge um aparente paradoxo:

a)  A vontade de Deus é que todo o homem seja salvo;

b)  Um determinado número de pessoas rejeitou a graça de Deus e será condenada;

c)  A vontade de Deus foi então sobrepujada pela vontade do homem;

d)  Como Deus pode continuar sendo soberano, se a vontade dele não se cumpriu?

Na verdade, o homem só possui livre arbítrio porque Deus lhe outorgou tal direito. Isso não torna Deus menos soberano. O pecado original condenou toda a raça humana à perdição. É a graça soberana de Deus que, em sua misericórdia, através de Cristo torna possível a nossa salvação. O mérito não é humano. Deus nos amou primeiro!

Os defensores da Doutrina da Predestinação usam o texto de Romanos 9 como base para suas idéias. Entretanto, o referido texto é uma alusão a nação de Israel, e não a indivíduos. Além disso, o apóstolo Paulo apenas reforça aqui o demérito humano na salvação. Não partiu de nós a iniciativa de buscar a Deus, apenas respondemos à sua misericórdia.

  • Romanos 9:14-16  “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois Ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.”

*

SALVAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO

UMA VEZ SALVO, EU VOLUNTARIAMENTE ABRO MÃO DO MEU LIVRE ARBÍTRIO PARA FAZER A VONTADE DE DEUS.

  • Efésios 6:6  “… como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus”
  • 1 Pedro 4:2  “para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.”

O prazer do filho de Deus é agradar o coração do Pai. Mesmo que para isso, seja necessário negar-se a si mesmo (Lc 9:23) ou ser crucificado com Cristo (Gl 2:20).

A fé salvadora transfere o senhorio da nossa vida a Jesus Cristo. Ele passa a ser nosso dono, nosso rei, Senhor absoluto de tudo que temos e somos, pela uma simples questão de confiança. Fazer parte do povo de Deus significa reconhecer que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, por isso, a decisão mais acertada é permitir que Ele dirija as nossas vidas.

Isso não significa que seremos “obrigados” a fazer apenas o que Deus quiser que façamos. Deus permite que continuemos fazendo nossas escolhas. Ele nos adverte, mostra o caminho certo, mas não nos obriga a andar por ele. Enquanto estivermos neste mundo, teremos sempre a opção de desobedecer às orientações de Deus, sabendo que cada escolha implicará numa consequência. A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). Fugir dela nunca será uma opção razoável.

Creio que Deus tem sonhos e planos para cada um de nós e nos criou com propósitos especiais. Se entregarmos a Ele a direção de nossas vidas, Ele mesmo cuidará para que cada um de seus propósitos se cumpra. Mas, se formos obstinados e insistirmos em viver independentes de sua vontade, Ele fará de tudo para nos trazer de volta, mas permitirá que façamos nossas próprias escolhas.

*

CONCLUSÃO

Diante de tudo acima exposto, creio que:

  1. Todas as pessoas foram criadas originalmente para a salvação, predestinadas para a Glória de Deus.
  2. Devido ao pecado, todos estão perdidos, sem salvação, e destituídos da glória do Pai.
  3. O arrependimento e a fé na redenção que há em Cristo Jesus, por meio da graça, é a única maneira de sermos salvos.
  4. Deus se revela a todos, tem um plano e um chamado para todos, coloca a sua salvação à disposição de todos, e deseja que todos sejam salvos.
  5. O Senhor concedeu ao ser humano livre arbítrio para decidir aceitar ou não a oferta de salvação.
  6. Nenhum ser humano, por si só, tem condições de tomar a iniciativa de buscar a Deus ou de crer no Messias como o Redentor. Aquele que aceita o seu chamado, o faz tão somente por meio de sua graça
  7. Aquele que rejeita o chamado de Deus, o faz movido por sua própria natureza caída, rejeitou a operação da graça e permanecerá eternamente destituído da Glória do Pai.
  8. Por último, talvez O MAIS IMPORTANTE: o conhecimento humano sobre a soberania de Deus é limitado. Calvino tentou, Armínio argumentou, mas a verdade é que a mente humana não pode esquadrinhar a mente de Deus e clarificar a lógica divina. Portanto, é bobagem defender uma ou outra posição, julgando-a como verdade absoluta. Até mesmo porque, quando se trata de Deus, determinismo e livre arbítrio podem até ser plenamente e sobrenaturalmente compatíveis.

*

E, para concluir a conclusão:

Quanto a posições teológicas, prefiro sempre me abster de rótulos. Concordo com algumas posturas reformistas de Calvino, mas não sou calvinista. Penso como Armínio em algumas questões sobre a salvação, mas não sou arminiana. Não sou seguidora de homens, embora admire a muitos. Prefiro seguir minha jornada cristã sem precisar me comprometer com uma determinada escola teológica.  Como adverte o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 3:21: “Ninguém se orgulho de seguir líderes humanos…”. Afinal, as coisas de Deus nunca poderão ser completamente entendidas ou explicadas por homem algum.

Simples assim! 🙂

*

SER IGREJA é vivenciar a simplicidade do Evangelho e a essência do Cristianismo: amar a Deus e ao próximo.

 

Márcia Cristina Rezende

Marília/SP

Formação acadêmica: Bacharel em Educação Religiosa (Instituto Batista de Educação Religiosa), Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Sul Americana) e Doctor of Ministry – Especialização em Bíblia (Faculdade Teológica Sul Americana)

 

Permitida reprodução e distribuição sem fins lucrativos

mediante citação da fonte e autoria.

 

*

 

 

 

LEIA TAMBÉM:

*

71 comentários em “Predestinação x Livre Arbítrio

    1. Graça e paz, amado em Cristo! Uma honra pra mim seu comentário. Que continuemos firmes aos pés da cruz, recebendo do Pai sabedoria e discernimento para viver a vida cristã. Um abraço!

    2. Boa tarde meu irmão, graças a Deus li esse seu texto maravilhoso acerca de uma coisa tão pura e cristalina que é a Salvação oferecida por Cristo Jesus através do se sacrifício feito na Cruz por toda humanidade. Tenho ficado estarrecido em ver a quantidade de irmãos que tem se levantado em defesa de algo tão absurdo como a predestinação que se fosse verdadeira simplesmente invalidaria todo o propósito de Deus em resgatar o pecador.

  1. Bem, interessante mas não definitivo, ainda há muito o que se discutir sobre este tema, pois não é definitivo a maioria dos conceitos, seja do calvino, arminiano ou do autor do texto que, por sua vez, também criou definições que não estão inexoravelmente explicitada na Palavra de Deus. De sorte que deve o crente buscar entendimento por meio do Espírito Santo de Deus o qual não usa da historiografias ou hipóteses não comprovadas pela Palavra de Deus. Lembrem-se de Mateus 24:24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

  2. Me lembro ki logo quando conheci essa teoria da predestinação entrei em uma guerra espiritual e uma crise existencial terrivel…mas depois de tanto ler sobre o assunto percebi ki essa teoria é baseada em textos isolados e hoje concordo com a Márcia,”nem calvinista nem arminiano: simplesmente bíblico” e não podia deixar de parabenizar vc pela otima explanação…poucas vezes encontrei uma igual a essa sobre o assunto.

  3. hum, pra mim (me desculpe a sinceridade), voce esta mais pra Arminiano do que para alguem imparcial! Toda a sua argumentação esta baseada nos pressupostos arminianos, e o irmão tem que entender( eu ja tentei isso, juro!) que não dá pra ficar em cima do muro, calvinismo e arminianismo são completamente excludentes!!

    1. Olá amigo… É verdade que não acredito na predestinação (embora não compre briga por essa questão). Me posiciono como imparcial com relação à nomes e rótulos, pois penso que toda teologia é falha e limitada. Por isso, tento (na medida do possível) não fazer apologia a doutrinas formuladas por homens. Valeu pela observação. Abçss.

      1. Creio que toda a Teologia cristã, é a tentativa do homem de conhecer a Deus, por ser elaborada por pessoas é evidente que existem lacunas, pois somos todos limitados, entretanto, não significa que essa ou aquela Teologia há falhas, pois se pensarmos que há falhas, estamos crendo na possibilidade de heresias, invalidando ou desmerecendo a Teologia. Se Deus foi capaz de escrever a Bíblia, também, creio que Ele, também, é capaz de usar homens para produzir Teologia de forma pura e santa, vejo que o problema não está, na verdade, na Teologia, mas em quem a interpreta, e isso acontece com a própria Bíblia.
        E também, concordo, com o Sr. João Bosco, pois por mais que você diga ser imparcial em seu texto, mas não é, portanto, você de fato defendeu apenas a visão Arminiana.

  4. Me posiciono como arminiano,assim como john wesley a quem muito adimiro,e ajo desta maneira por achar esta teoria calvinista pergosa pelo fato de isentar a pessoa de fazer a vontade do senhor,já que Deus já traçou meu destino,pode se pensar até em perdoar a satanas ja que toda nossa historia esta baseada na soberania de Deus,que culpa ele tem sobre nós.kkkkkkkkk brincadeira né?

  5. Gostaria de expressar minha admiração primeiro ao Todo Poderoso e, depois as suas explicações, irmã Marcia rezende (se me permite chamá-la assim). Sempre que leio algo sobre calvinismo ou arminismo,as vezes me da uma certa antipatia pelo fato de alguém querer nos classificar….Achei muito convincente quando escrteveste como sendo nem um nem outro; ou ao contrário, tanto um como outro, e isso confere em muito com o que sempre pensei , mas não tinha me alertado para essa resposta, e se me permitir a usarei daqui pra frente….Muito obrigado e gostei muito também de suas impressões sobre a simplicidade da palavra ,e que homem algum entenderá, jamais os pensamentos do Senhor, que estão bem lá encima , e nós, bem aqui embaixo. Forte abraço, meu resppeito e admiração…em Cristo Jesus , Obrigado.!

  6. Arminiana… Kkk
    I’m too 😉

    Tito 2:11 “porque a graça se manifestou salvadora, trazendo salvação a todos os homens.” Não apenas aos eleitos.

    Há que se levar em conta que o tempo de Deus é o Kairós e o nosso é o Chronus. Ele já sabe quem foi e há de ser “eleito” para a salvação, segundo a sua presciência e não sua determinação.

    “Não consigo conceber a ideia de uma Deus tão majestoso e glorioso como o vemos na sua criação que desceu dos céus como homem, se humilhou e que agora faz acepção de pessoas. Quem elege a um, não escolhe a outro.”

  7. não podemos atribuir a predestinação ao homem, e nem o livre arbítrio, pois os dois existem para gloria de Deus, se estão registrados na bíblia isso é palavra de Deus, isso ninguém pode contestar, o que falta é o homem entender como os dois se harmonizam, o que é lindo.
    Pois se Deus não tivesse predestinado seu povo para vida eterna, ele não salvaria ninguém ao mesmo tempo ele seria injusto se ele não tivesse dado o livre arbítrio ao homem. isso você jamais vai entender enquanto estiver buscando sabedoria em humanos.

  8. em relação ao livre arbítrio tenho minha teoria acho que livre arbítrio não quer dizer fazer o seu próprio destino mais o homem é livre para procurar o mesmo
    ex;; um estudante cursa medicina mais ao meio do curso descobre que não ´medicina a profissão para si muda de curso varias vezes até encontrar o ideal isto é ser livre para procurar aquilo que lhe convém neste caso não fez o destino mais procurou o mesmo quanto a predestinação ela é verdade Deus nos predestina para aquilo que ele acha conveniente provérbios 16-4 o senhor fez todas as coisas para seu devido fim até o ímpio para o dia do mal se o homem tivesse poder de fazer o destino um pai de família honrado honesto não teria filho bandido pois ele teria poder de fazer o destino do filho se pudesse fazer o destino uma pessoa honesta nunca passaria a fazer coisa mal isto acontece porque o seu destino fora traçado e nunca pode mudar veja um pai que tem muita condição financeira e ele possui dois filhos estudam nos melhores colégios e um se torna bandido porque isto? não tiveram as mesmas oportunidades isto destino

  9. concordo predestinação e livre arbítrio andam juntos predestinação fixa o destino e o livre arbítrio procura o destino isto porque o homem não nasce com manual de instrução dizendo onde e como encontrar seu destino sendo assim o livre arbítrio faz o papel de manual de instrução quem segue o livre arbitro encontra o seu destino

  10. todos esses textos são verdades, agora eu pergunto: Quem crer na predestinação, são calvinistas. Quem crer em Armínio são arminiano.E os filhos de Deus crer no que? porque tudo é palavra de Deus, não tentem entender as coisas do espirito de Deus, pela sabedoria humana, porque é impossível que alguém consiga.
    Entenda que a predestinação, assim como o livre arbítrio existem para gloria de Deus. Pois pela predestinação deus salva os seus, e, pelo livre arbítrio veio a justiça de Deus, sobre todos os homens, pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus.
    Enquanto o homem colocar Deus em um extremo, e, o homem em outro, e ficar se perguntando porque Deus salva uns e outros não. Jamais entenderão o proposito de Deus.
    É inecessário que se coloque também, a outra parte interessada no espirito do homem.pois a luta é contra os principados e potestades nas regiões celestes.
    Pois é para essa luta que Deus a perfeiçoa seus santos. Quanto a logica, a qual vem do entendimento do homem, para Deus isso é loucura , como ele diz; Os meus pensamentos são mais altos que vossos pensamento, ou seja Deus não pensa como homem, por isso os homens não entendem o espirito de Deus.
    porque lhes são loucuras e não podem entender. Pois para Deus os homens em si-mesmo são como os animais que perecem.

  11. se tanto predestinação quanto livre arbítrio são para gloria de Deus significa que todos serão salvos assim sendo não precisaria haver inferno pois não teria quem fosse morar lá a verdade que destina uns para vida eterna outros para dia do mal conf; prov.16-4

  12. os impios morrem para gloria de deus, os justos serão salvos para gloria de Deus.Isso porque Deus deu o livre arbítrio ao homem, e disse; VINDE A MIM. E porque não vieram? Ele já havia dito; isso Deus fez para provar os filhos dos homens, e eles vejam que; SÃO EM SI_MESMO COMO OS ANIMAIS.Só pode entender os mistérios de Deus aqueles a quem ele quiser revelar, os predestinados entenderão. Enquanto os outros, em si-mesmo, sem o espirito de Deus, morrerão em seus pecados, os quais os alimentam até a morte.
    Essa verdade vem de DEUS. AMÉM.

    1. quando disse jesus vinde a mim ele não disse pra quem falava apenas convidou contudo falou em outra oportunidade pai nem um dos que me deste se perdeu a não ser o filho da perdição isso deixa claro que os vinham a cristo são os que o pai enviou os demais não vieram pois não foram enviados pelo pai

  13. é isso mesmo, de todos que o pai me deu, isso se deu, para se cumprir o que o pai prometeu, mesmo antes de Cristo se tornar carne, o pai já havia dito, Isaías 53;12 por isso eu lhe darei muitos como sua parte, porquanto derramou sua alma na morte, foi contado com os transgressores; Contudo, levou sobre se o (PECADO DE MUITOS), e pelos transgressores intercedeu.
    Esses de quem ele levou os pecados, são os que o pai lhe deu. a esses lhes foi dado olhos para ver ouvidos para ouvir e coração para entender e serem salvos.
    aos outros não lhe foi isso concedido. Mas cristo os amou, e por eles ele intercedeu, ele gostaria que todos fossem salvos. Daqui para frente para entendermos o porque deles não serem salvos, temos que entrar em outros assuntos que também são polêmicos ex. O BEM E O MAL,quem criou o mal? Daqui em diante a predestinação, e livre arbítrio ,o bem, e o mal entram no discernimento do espírito.E é ai onde a maioria não entendem, e nós teríamos que andar quase na bíblia toda para entender, e mesmo assim ainda seria difícil.

  14. Em partes conhecemos, em parte profetizamos, e digo isso, em partes Calvino acertou como em partes errou, assim também Armínio!
    A predestinação não é para todos os homens, mais sim apenas p/ os que creem na obra de Jesus Cristo e o obedece, e depois de terem recebido a Vida em si mesmos, então podem escolher (livre-arbítrio) se querem permanecer na fé ou não, como Adão no Jardim do Édem, porque Adão tinha Vida com Deus e pode fazer suas escolhas, assim como todos os que tem Vida em Cristo, mais os que estão mortos em seus pecados, sinto muito, estão privados de serem Livres, a não ser que Jesus os liberte, e para isso eles tem que ser escolhidos por Deus, caso contrário morreram em seus pecados, e não creram, porque Deus assim o quis!

  15. Eu concordo, que: Se não procurarmos entendimento pelo Espirito Santo será difícil termos uma ideia real do escrito. Mas a principio me encontro nas instruções que fez “Armínio” e muito bem explicado pela Irmã em Cristo.Porque se ele já tivesse, previamente os seus escolhidos, perderia totalmente o sentido de seu anunciado por intermédio de seu filho Jesus, que diz: “Ide e fazei discípulos” E também creio que, eu sendo um cristão, poderia me apoderar desta separação, para me ensoberbecer! Creio com certeza que Deus não deixaria este espaço, para que com a sua autorização eu viesse a pecar! Muito boa a explicação e que o todo poderoso Deus continue te usando tremendamente para a edificação de todo seu povo!

  16. Quando Jesus disse “vinde a mim” Ele lançou o convite e especificou a quem iria o convite ( todos os cansados, oprimidos e sobrecarregados ), na época muitos estavam cansados, oprimidos e sobrecarregados, detalhe: Só foram a Cristo todos os que foram conduzidos por Deus. “disse Jesus, ninguém vem amim se o Pai não o trouxer” Por outro lado disse Jesus:” ninguém vem ao pai se não por mim”. TUDO ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS ATÉ MESMO A SALVAÇÃO DO HOMEM.

  17. Olá amada!
    Estou amando ler seus posts! São muito esclarecedores, de forma simples e responsável com a Palavra. Estou começando um blog e tenho sido muito inspirada.
    Deus abençoe e continue te usando para Sua glória!
    Abrs
    Juliana

  18. Shalom, o conhecimento humano sobre a soberania de Deus é limitado, Calvino tentou, Arminio argumentou, porém sem tentar rotula a minha posição, é plausível admitir o compatibilismo filosófico, que ensina que é compatível tanto o determinismo como o livre harbitrio.
    Obs: dentro do contexto cristão não podemos esquecer da Justiça e do Amor de Cristo para com a sua criatura Divina que é o Homem!

  19. sou adepto do Calvinismo portanto adoto predestinação o livre arbítrio existe para decisão meramente humano Ex; um estudante de medicino no meio curso ele nota que esse curso não é viavel para sua vocação então muda para outro curso muda muda até encontrar o curso compatível com sua vocação ai ele usou o seu livre arbitro de escolhas e esta escolha ajudou na sua predestinação portanto de Deus veio a predestinação do homem o livre arbítrio para escolha

  20. – Os defensores da Doutrina da Predestinação usam o texto de Romanos 9 como base para suas idéias. Entretanto, o referido texto é uma alusão a nação de Israel, e não a indivíduos.

    Resposta: Márcia Cristina, seria bom lido e meditado um pouco mais todo o capítulo 9 de Romanos, pois o capítulo não trata somente a nação de Israel, mas também aos gentios.
    Vamos por parte: Nos versos 1-10, o Apóstolo Paulo escreveu sobre a nação de Israel, note também que nesses versículos, Paulo diz: que nem todos os que são de Israel são israelitas, descendentes e filhos da carne israelita.
    Nos versos 11-23, Paulo claramente escreve revelando a soberania de Deus na salvação e na perdição segundo os seus propósitos nos vasos de misericórdia e de ira.
    Agora nos versos 24-33, Paulo escreve sobre o chamado de Deus não somente para os judeus, mas também para os gentios para serem seu povo que não era povo, e amada que não era amada, e também descreve no verso 21 o seguinte: “Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.”.

    Concluindo! Romanos 9 prova claramente os propósitos soberanos de Deus na salvação dos judeus e dos gentios.

  21. Os homens degenerados não tem vontade própria de usar o suposto “livre-arbítrio” pra ser salvo, pois como Romanos 3:11 diz: “Não há (no verbo haver ou existir) ninguém que entenda, não há quem busque a Deus.”
    O homem tem uma liberdade condicionada a soberania absoluta de Deus como revela em Salmos 139:16, nem mesmo o cristão convertido é árbitro de sua liberdade, pois pra ele escolher obedecer vai depender da obra da graça do Espírito Santo nele que de antemão escolheu-o e o predestinou a viver (Efésios 1:4-5/Romanos 8:29/Efésios 2:10).

  22. Se a Sagrada Escritura nos ensina a sermos responsáveis em obedecer a Deus isso não significa que temos livre-arbítrio, mas significa que devemos obedecer os mandamentos e ordenanças do Senhor para a sua glória (Soli Deo Gloria/ Mateus 5:16), mesmo nós sendo predestinados para a vida eterna.
    Isso é incompreensível para a nossa mente amados, mas devemos aceitar a Soberania de Deus e a Responsabilidade Humana.

  23. Parabéns Márcia pela dissertação e pela postura final do texto.
    Gostaria também de deixar um pequeno comentário sobre o assunto.Quando comecei a ter contato mais real com a questão, senti vontade de entender um pouco mais sobre o tema e a cada passo que evoluía no estudo mais me entristecia com a possibilidade de que meu Deus pudesse criar alguém para ser condenado futuramente e pior ainda sem nenhuma chance de mudar essa situação. Comecei a ler a bíblia levando em conta essa possibilidade e a coisa ficou mais ou menos desse jeito:
    Lucas 18:16 Mat 19 13-15 Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, (eleitas) e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.
    João 13:15 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele (eleito) que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    E assim por diante prossegui minha leitura.
    Como fiz com meu estudo, paro aqui meus comentários sobre esse assunto porque só me trouxe tristeza e perplexidade em pensar em tal possibilidade.
    Que Deus abençoe a todos

  24. Provérbios 16= 4 O SENHOR FEZ TODAS AS COISAS PARA SEUS PRÓPRIOS DESÍGNIOS ATÉ O ÍMPIO PARA O DIA DO MAL
    VALE DIZER ESTES FORAM FEITO PARA MALDADE E GUARDADO PARA ESTE FIM.
    JÓ 21-30 QUE O MAL É PRESERVADO PARA O DIA DA DESTRUIÇÃO E ARREBATADO NO DIA DO FUROR

  25. quando dizemos Deus é quem me guia ele a minha bussula nada faço sem sua vontade,
    depois dizemos tenho livre arbitrio para guiar minha vida fazer como quero

    então aí desfazemos tudo que dissemos em relação a Deus tiramos então o atributo de Deus para nos guiar e nos responsabilizarmos por este atributo

  26. Shalom
    Amigos Deus destina alguém mesmo antes de nascer foi ocaso de Paulo Gal atas 1-15 Isaías Is. 49-1 Jeremias e outros homens de Deus
    As pessoas dizem todos são filhos de Deus sim todos são filhos de Deus contudo Deus tem tres classes de filhos 1 filho legitimo jesus 2 filho adotivo os que Deus adota como filho 3 filho bastardo estes segundo Deut 23 -2 não entraram na congregação dos justos aqui vemos Deus está destinando alguém para a perdição

  27. A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.

    Apocalipse 17 : 8

    essas pessoas não vão ter livre arbítrio, seus nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo. dependemos da misericórdia de Deus ele e soberano sobre tudo e todos, Romanos 9 : 20 e 21

    1. Penso que o fato dos nomes estarem escritos no livro da vida desde a fundação do mundo é resultado da presciência de Deus e não de uma predestinação seletiva.

  28. Se existe a predestinação,não existe justiça!Talvez seja isso que muitos estão se distanciando do Cristianismo,a religião que mais cresce no mundo é o islamismo.Enquanto no Brasil,fica essa disputa entre protestantes e católicos,o islã avança no mundo!

  29. O item 5 e 6 da conclusão se contradizem, pois se por meio da graça sou salvo como posso escolher se sou salvo? Romanos 11 diz que a graça de Deus não se baseia no que as pessoas fazem, porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, entao a sua graça não seria a verdadeira graça. Ao dizer que tenho livre arbítrio para escolher estaria negando a graça de Deus.

    1. Sim Victor, parece contradição e, do ponto de vista humano, pode ser. Mas penso que talvez seja mais um dos aparentes paradoxos da mente do Senhor, cuja altura nos é inatingível. Só mesmo Deus para conciliar graça e livre arbítrio, amor e justiça, fé e obras… Faz parte de suas “profundidades das riquezas”. Abçs, querido.

  30. Prefiro me apegar em Jesus e não me basear apenas em teorias humanas…Este tema pode levar os mais fracos de mente à loucura por perderem a certeza se são ou não eleitos..Na dúvida, nos apeguemos no texto de João 3:16..””PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO PARA QUE TODO AQUELE QUE NÊLE CRÊ NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA””Este versículo deixa muito clara essa discussão..O texto é bem claro…TODO AQUELE QUE NÊLE CRÊ e não TODO “ELEITO” que nÊle crê tenha a vida eterna….

  31. Sei que é um assunto muito delicado, mas, o Eterno sabe de tudo, isso é verdade; então nós devemos estudar mais para chegar consenso daquilo que é verdade, mas o problema maior é que no meio cristão, seja crente ou católico existe muito paganismo, aí fica difícil de ter uma explicação correta; porque o jesus que pregam hoje é um jesus Romano e a própria Bíblia que nós usamos hoje foi escrita pelo Padre João Ferreira de Almeida por isso que as vezes pensamos que tem contradições. Jesus nunca foi cristão ele foi e é Judeu, por que cristão vei do Grego com a doutrina de Roma. Então o nome que original é;( Yeshua); pesquise o nome jesus no contexto judaico vê se da Salvação? Mas se você colocar Yeshua você verá que da Salvação..

    1. Entendo o que vc diz, mas não prego um Jesus Romano. Sei do nome original Yeshua. Jesus é uma transliteração, assim como Jeová (YHVH). Jesus, na verdade, nasceu no judaísmo, mas penso que ele não foi judeu nem cristão. Não se prendeu a dogmas ou práticas religiosas, pois sempre esteve muito acima disso tudo. O cristianismo católico, reformado, pentecostal, histórico, ou qualquer que seja, nunca conseguirá mesmo ser perfeito, pois somos todos imperfeitos. Mas, acredito que Deus, que olha o coração, verá os que estão tentando ser igreja da melhor maneira possível, e perdoará as nossas falhas, rs. Abç querido. Deus abençoe.

    2. porque não se apegar apenas com o altíssimo, criador dos céus e da terra?

      E deixar de ter duvidas sobre nomes?o Messias é o mais correto.

  32. Creio que somos senhores de nossas próprias vidas, e fazemos muitas escolhas, e isso trará consequências boas e ruins= livre arbítrio. Mas quando faço uma aliança com Jesus isso me levará a abrir mão da minha vontade e seguir a vontade do meu senhor. Pois é essa a aliança que é feita quando aceitamos o chamado de Cristo. Sendo assim tive livre arbítrio até o momento que fiz de Jesus senhor da minha vida. Se escolho a minha vontade hoje, e não a de Cristo faço isso pela minha desobediência.

  33. Sua explicação sobre o temas se resume em uma palavra, “Excepcional”. Também não sou seguidor de doutrinas teológicas, prefiro me concentrar que Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo Deus é bom.
    Graça e paz, que Deus todo poderoso continue lhe abençoando tremendamente. 🙏🙌

  34. Pensemos!
    Deus nos fez mentes pensantes, que valor teria a morte de Cristo, se Deus através da Predestinação, já nos desse a salvação sem esforço algum de nossa parte.
    Deus nos deu a mente de Cristo para fazermos escolhas através do Livre Arbítrio, que Ele mesmo nos deu. No livro do Apocalipse nas cartas as Igrejas da Asia, cita “Ao que vencer,…” . Sendo assim temos que lutar.
    Seria muito fácil, se nós não assumimos nenhum responsabilidade, pois você na predestinação já seria escolhido e Salvo sem nenhum esforço, a doutrinação Arminiana, nos leva a pensar que temos nossas responsabilidades como Homens e mulheres de Deus pois sendo assim a Santificação seria jogado no lixo e a Palavra de Deus nos Diz que “..o reino de Deus e tomado por esforço (força)”

    1. Amado, seu entendimento sobre predestinação está equivocado. A Bíblia é bem clara em relação a isso, a salvação vem pela fé e isso (a salvação) não vem de vós, é dom de Deus. Como é que eu humano, falho e pecador terei discernimento para escolher ser salvo se sou pecador? Ao dizer q eu posso escolher isso implicaria em resistir a vontade de Deus já que se sou eu q escolho, Deus pode querer me salvar e eu recusar! Onde está a soberania do nosso Senhor ai? Entenda que por sermos predestinados isso não significa q não precisamos nos esforçar, já q enquanto estivermos na carne a luta será constante. Em relação ao esforço que vc citou, quer dizer q eu sou salvo pelos meu próprios braços? Existe uma coisa chamada graça, por meio dela somos salvos e não por nossos esforços pq NUNCA seremos suficientemente bons e santos como Deus é. Espero ter esclarecido algumas coisas. A paz de Cristo seja contigo!

  35. Irmã Márcia, a paz. Dentro do que vc discorreu em seu texto, seria correto pensar que calvinismo e armenismo são duas faces de uma mesma moeda?
    Penso que, sou salvo pelo que Ele fez por mim. Assim sendo, se usei de livre escolha ou se fui predestinado, o que mais importa é que “sou salvo”, e viverei eternamente com Ele!!!

    1. É um tema bastante complexo este, Ana Paula. Mas em suma, creio que Israel é o povo que Deus formou para Ele, dentre outros propósitos, para que fossem um sinal do seu amor para o mundo. Não se trata de uma nação escolhida dentre as que já existiam. Deus “criou” Israel, formou uma nação a partir de Abraão, e a elegeu para si mesmo. É muito mais do que relações individuais com cada judeu, mas um tratar de Deus com toda a nação. Há muitas profecias com relação a Israel que ainda se cumprirão.

  36. Parabéns, Marcia, pelo ótimo artigo publicado. Sou alguém fissurado pelo tema. Gostei principalmente do trecho final: “Até mesmo porque, quando se trata de Deus, determinismo e livre arbítrio podem até ser plenamente e sobrenaturalmente compatíveis.” Sabe que eu penso exatamente isso? Sim, as bençãos e promessas positivas bíblicas valem para o novo homem criado em Jesus Cristo, e as maldições e condenações valem para o velho homem, que é filho do diabo em razão do pecado de Adão. Mais ou menos assim: meu novo homem será salvo, e meu velho homem será condenado; onde eu ESTOU – na carne ou no espírito – determina se recebo bençãos ou maldições. Como diz a Palavra: “Quem ESTÁ em Cristo é nova criatura…”, da mesma forma orienta-nos a DESPOJAR-NOS da carne. E creio que, eternamente, todos e qualquer um terão o direito de reconsiderar suas más escolhas, mesmo sob intenso sofrimento, no inferno ou equivalente, para finalmente também cumprirem o desejo de Deus, que ‘faz todas as coisas soberanamente’, de quem ‘nenhum dos propósitos pode ser impedido’, e que ‘não quer ninguém se perca e deseja que TODOS se salvem’. Mesmo que leve muitíssimo tempo para ocorrer a totalidade do processo, creio que um dia será realidade, pois a ‘misericórdia de Deus dura para SEMPRE’, e caso contrário, Deus – que é onisciente – jamais poderia desejar a salvação de todos, pois como um Deus todo-poderoso e onisciente poderia desejar algo que jamais iria ocorrer?
    A Paz de Jesus, minha irmã! Me escreva para trocarmos idéias sobre este assunto.

  37. Tem Livre arbítrio escrito na biblia?
    E Pedro Teve Livre arbítrio quando Jesus disse que ele o negaria 3 vezes?

    1. Olá Leandro, não existe o termo “livre arbítrio”, assim como não existe “Trindade”… São termos teológicos para explicar uma TEORIA. Quanto à Pedro, eu penso que Jesus já sabia o que iria acontecer, sabia que Pedro iria negá-lo, não acho que tenha sido um destino imposto a ele por Deus. Mas tudo isso é conjectura né… A mente de Deus e seu modus-operandi são mistérios para nós, reles mortais hehe. Abs, querido.

  38. Olá Marcia Rezende, primeiramente parabéns pela sua interpretação, pensamos de maneira muito semelhantes.
    Marcia, eu tenho algumas duvidas, referentes a alguns trechos Bíblicos. Gostaria muito de ouvir sua opinião sobre eles.
    Tentei conseguir algum contato seu mas não encontrei. Poderia por gentileza entrar em contato comigo por e-mail?

Deixe um comentário