GÊNESIS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

(Parte 1)

Gênesis – O livro dos começos

Gênesis é um dos mais fascinantes livros da Bíblia, mas também um dos mais incompreendidos.

Quem cresceu ouvindo as histórias de Adão e Eva no Jardim do Edem, da criação do mundo em seis dias e da Arca de Noé, entra em profundo conflito quando, na escola, começa a aprender sobre as eras geológicas e a evolução de Darwin.

IMPORTANTE >>> O livro de Gênesis conta, em poucas linhas, a história de milhares (talvez milhões) de anos. Entre uma frase e outra, muitas vezes passaram-se décadas ou séculos. O livro não tem como objetivo detalhar ou explicar nada além do que é importante para conhecermos sobre Deus e as origens do universo, do nosso planeta e do povo hebreu. E, nem de longe, aspira apresentar teorias científicas ou dados geográficos. A Bíblia não “briga” com a Ciência, mas caminha paralela a ela, preenchendo espaços que ela não alcança sozinha.

Vamos tentar aqui responder as mais frequentes perguntas e questionamentos sobre o livro de Gênesis.

Leia também um resumo sobre a história do Antigo Testamento.

1. O que existia antes de Gênesis 1?

Deus é eterno, o que significa que Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo existem desde sempre. Não três Deuses, mas um só Deus que se constitui de três pessoas distintas, juntas desde a eternidade em movimento, como numa linda dança de amor, em perfeita comunhão. Deus não tem um início nem terá um fim. Para nós humanos, presos nas dimensões de tempo e espaço, não conseguimos compreender tais conceitos. É algo que se aceita pela fé, baseados na revelação das Escrituras.

📖 1 Tm 1:17; Sl 90:2; Hb 13:8; Jo 10:30, 14:26 e 17:5; 2Co 13:14

* * *

2. O mundo foi criado pela Palavra ou pelo Big Bang?

O livro de Gênesis não se preocupa em explicar COMO o mundo foi criado, mas sim, QUEM o criou. Todo o Universo foi planejado pelo Criador e criado por sua decisão, escolha e poder. Enquanto isso, a Ciência tem suas teorias e teoremas acerca da origem de tudo o que existe. E é importante que se diga que nenhuma delas pôde ainda foi comprovada, senão por argumentos e raciocínios de dedução lógica.

Quem está com a razão, a Bíblia ou a Ciência? Acontece que ambas as premissas não se excluem.

Pode ser que um “ovo” explodiu e deu origem a toda a vida no Universo? Sim, claro que pode. E, se foi assim que aconteceu, o que a Bíblia nos deixa claro é que Deus criou esse “ovo”, Deus deu a ordem para a explosão e Deus organizou as partículas de maneira inteligente para criar a matéria e a vida. Como foi dito acima, a Bíblia não “briga” com a Ciência, são apenas caminhos diferentes para se dizer, muitas vezes, a mesma coisa.

📖 Gn 1:1,26-27; Jo 1:2-3; Cl 1:16; Sl 33:6

* * *

3. Seis dias ou bilhões de anos?

Pesquisas em rochas e fósseis INDICAM que a Terra passou por, pelo menos, cinco eras geológicas, cada uma com bilhões ou milhões de anos. Enquanto isso, Gênesis afirma que Deus criou o Universo em seis dias. Veja que ambas as proposições não são, necessariamente, contraditórias.

  • Gn 1:2 diz que “a terra era sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Este quadro pode, muito bem, representar as primeiras Eras especificadas pela Ciência.
  • A sequência do surgimento da vida apresentada na teoria científica coincide com a sequência dada em Gênesis: plantas e animais rudimentares (terceiro dia); grandes florestas, peixes, animais marinhos, aves, dinossauros (quinto dia); animais de menor porte e o ser humano (sexto dia).
  • Os dias descritos em Gênesis podem não ser necessariamente de 24 horas. Quem garante que, nos primórdios, a Terra girava com a mesma velocidade de hoje?. Devido à sua estrutura original, talvez levasse realmente milhões de anos para que o planeta completasse uma volta em torno de si mesmo, completando um dia. Além disso, Gênesis 1 foi escrito em forma de poesia, o que significa que os termos “dia” e “tarde e manhã” podem ter sido utilizados como linguagem simbólica e não literal.

Nenhuma descoberta da ciência tem trazido novidades que ameacem ou “modifiquem” o ensino da Bíblia. Lembre-se: Gênesis não está preocupado em detalhar cientificamente a criação, mas sim, apontar seu autor e propósito.

📖 Gn 1:3-26

* * *

4. Seria Adão um Australopthecus?

Existem várias teorias da evolução (Lamarckismo, Darwinismo, Neo-Darwinismo…). A mais conhecida e aceita até aqui, afirma que o ser humano e o macaco teriam um mesmo ascendente em comum.

O estudo de fósseis, com a ajuda da tecnologia, vem tentando reconstruir a aparência dos primeiros seres humanos que, segundo algumas pesquisas, eram extremamente parecidos com chimpanzés. Até agora, embora a evolução entre uma mesma espécie já seja considerado um fato, a Ciência não conseguiu provar a evolução entre espécies.

Deus criou o macaco e Deus criou o ser humano. Ambos foram feitos do pó da terra (Gn 1:24 e 2:7). Talvez daí venham as semelhanças genéticas entre ambos. A diferença é que os animais foram criados pela Palavra, enquanto Adão foi cuidadosamente moldado pelas mãos do Criador.

Não sabemos a aparência de Adão (o primeiro homem). É possível que fosse peludo e corcunda com um chimpanzé? Sim, a Bíblia não diz absolutamente nada sobre isso. A imagem de Adão e Eva que temos hoje é fruto da nossa imaginação e das pinturas construídas por artistas desde a Idade Média. O que sabemos, com certeza, é que Adão era inteligente, dotado de vontade, personalidade, criatividade e capacidade para gerenciar seu habitat.

📖 Gn 1:24-28 e 2:7, 15-24; Is 43:7; At 17:24-26; Cl 1:16

* * *

5. A queda de Lúcifer e seus anjos causaram o caos descrito em Gênesis 1:2?

Jesus, em Lucas 10:18, afirma que “via Satanás caindo do céu como um relâmpago”. Este versículo, juntamente com outros como Apocalipse 9:1 e Apocalipse 12:3-9 nos deixa claro que, em algum momento da história, Satanás foi expulso das regiões celestes, juntamente com um terço dos anjos (ou ainda será, se considerarmos a possibilidade de Jesus ter se referido a uma visão do futuro).

No entanto, não é possível afirmar, com certeza, em qual momento isso aconteceu. Alguns acreditam que esse fenômeno teria destruído uma primeira Terra criada por Deus (Gn 1:1), causando a extinção dos dinossauros, juntamente com a situação de “sem forma e vazia” de Gênesis 1:2. Não deixa de ser uma teoria possível, mas nem a Bíblia nem a Ciência conseguem confirmar esta hipótese.

Pessoalmente, não acredito nesta teoria, baseada principalmente em Apocalipse e 2 Pedro, que descrevem nossa Terra atual como sendo a “primeira terra” e não deixa nenhuma margem para supormos que antes desta, houve alguma outra.

Outra argumentação é a de que Deus não criaria nada sem forma e vazio. Mas, quando olhamos para um embrião dentro do ventre ou um filhote de passarinho, por exemplo, vemos que muitas coisas, no início, parecem disformes mesmo. Deus já tinha tudo planejado e, do aparente caos, foi organizando a matéria e criando a vida até completar a obra perfeita da criação.

📖 Gn 1:1-2; Ap 21:1; 2 Pe 3:5-7

* * *

6. Como era a vida antes do pecado?

Adão e Eva viviam num Jardim chamado de Edem, provavelmente em cavernas, inicialmente. Não se sabe a localização atual deste lugar hoje, já que a geografia foi alterada depois do Dilúvio. É provável que tenha sido nas proximidades da Armênia ou norte do Iraque, onde atualmente se encontram as nascentes dos rios Tigre e Eufrates, citados no Gênesis. Embora há também uma linha teórica de que a humanidade teria surgido, primeiramente, no Continente Africano.

O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, vivia em comunhão perfeita com o Criador e não conhecia o pecado nem as consequências dele (morte, enfermidades, pragas, dores, conflitos, etc.). Mas, ao contrário do que muitos pensam, já havia o trabalho, apresentado como bênção e não como fardo.

A Bíblia não fala se Adão e Eva tiveram relação sexual antes de comerem do fruto proibido. Mas deixa claro que a intimidade sexual entre homem e mulher, e o prazer que esta proporciona a ambos, nunca foram considerados pecados. Deus diz para eles se multiplicarem e encherem a terra antes do pecado, e nós sabemos qual a única maneira disso acontecer. Portanto, é possível que tinham tido sim. Ao contrário do que muitos pensam também, o “fruto proibido” não era o sexo, mas um fruto comestível mesmo que, uma vez ingerido, daria ao homem o acesso ao conhecimento do bem e do mal (malícia).

📖 Gn 1:27-28 e 2:8-15; Pv 5:18-19, Ct 1-8; Hb 13:4

* * *

7. Deus criou vários casais, além de Adão e Eva?

Já vi várias pessoas defendendo este ponto de vista para justificar a diversidade racial da humanidade e também para explicar a origem da esposa de Caim, que Gênesis não explica de onde surgiu.

No entanto, a Bíblia é muito clara ao dizer que toda a humanidade é descendente de Adão, dele herdando o pecado. Isso significa que não, Deus não criou vários casais, mas apenas um. Caso contrário, com a desobediência de Adão e Eva, apenas eles teriam sido expulsos do paraíso, enquanto os demais continuariam no Edem, em perfeita comunhão com o Criador.

Não é possível dizer a cor da pele de Adão e Eva, o tipo de cabelo, a cor dos olhos, a altura, o biotipo… Mas deduzimos que ambos possuíam, em si mesmos, o código genético de todas as raças que, combinado com os diferentes cruzamentos e diversos habitats, deu origem às características diversas que temos hoje.

📖 Gn 3:20; Rm 5:12-14; 1 Co 15:21-22 e 42-49;

* * *

Gosto muito de uma história narrada em detalhes no livro “Como tudo começou”, de Adauto Lourenço (Editora Fiel), que resumo aqui em poucas palavras. Nela, alguém encontrou um bolo de chocolate em cima da mesa da cozinha. A primeira hipótese: alguém fez este bolo e o colocou sobre a mesa. Segunda hipótese: um caminhão de supermercado carregado, capotou numa curva e, à medida que capotava, pacotes de farinha, fermento, açúcar, chocolate, manteiga, ovos e leite se abriram, foram arremessados nas quantias exatas e sequência correta dentro de uma tigela que também estava no caminhão, se misturando ali. O caminhão pegou fogo e, aquecidos pelo calor, os ingredientes se transformaram num bolo que, com o movimento do capotamento e a abertura da porta da carroceria, foi lançado através da janela de uma casa que estava aberta, caindo exatamente em cima da mesa.

Não sei você, mas, para mim, a primeira hipótese faz muito mais sentido. A descrição da criação do mundo em Gênesis tem como principal objetivo mostrar que temos um Criador e que este Criador fez tudo com um propósito de amor. Há muitas lacunas que o texto bíblico não se propõe a responder. Podemos preencher muitas dessas lacunas com a Ciência, sem que isso implique na descrença das Escrituras.

Continua no próximo post…

.

___________________________________

Leia também:

Um comentário em “GÊNESIS – PERGUNTAS E RESPOSTAS

  1. Pastora amada..que bênção como sempre..me sinto em perfeita harmonia..com tudo que aprendo..com sua palavras..obrigada por me ajudar a crescer..na vida cristã..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: